3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

23-12-2011 15:42

 

Representantes do Baixo Sul estavam presentes na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres no Distrito Federal, Brasília. A delegação da Bahia foi composta por vários representantes de auto níveis dentre eles estavam a Vereadora Maria Helena Cabral, Marildes da Casa de Referência da Mulher, Gonçala presidente da ADAV, e a reverenda Mãe Bárbara de Cajaíba vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres COMDIM.      

A conferência aconteceu do dia 12 a 15 do presente mês, foi discutido na 3ª CNPM políticas que visem o apoderamento das mulheres em todos os espaços sociais do país e do mundo. A presidenta Dilma Rousseff abriu a CNPM ratificou os avanços das mulheres na sociedade brasileira.

DESTACA-SE A FALA DE MÃE BÁRBARA DE CAJAÍBA 

“Participar de todas as etapas de seleção das conferências no estado foi a prova de que as mulheres negras, mulheres sofredoras, mulheres que tiveram seus direitos violados, mulheres que querem ter voz e espaço para apodera-se dos seus por direitos conforme regem as leis federais da nossa nação tiveram força e garra para nos elegermos delegadas na nacional.  As propostas que nós levamos foram ligadas á vida da mulher como enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; autonomia econômica e social; educação, cultura e comunicação; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres; autonomia política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres. Tivemos a honra de termos nossas propostas todas aprovadas, brigamos, mas conseguimos aprová-las. Foi uma conferência que mim deu prazer em está presente. O que nós dona de casa, lavradora rural, agricultora, marisqueira, bancária, presidenta, gari, professora, doutora, médica, psiquiatra queremos é avançar na promoção da igualdade social e política com base no respeito e valorização da diversidade, da democracia, da cidadania e dos direitos humanos. Temos que combater as desigualdades de gênero, raça e classe. Queremos a reiteração do compromisso político para alcançar a cidadania plena de nós mulheres brasileiras, a diversidade das mulheres e a pluralidade dos movimentos sociais. É preciso também  fortalecermos a democracia, a participação da sociedade, efetivando uma gestão participativa e ampliando a transparência da ação pública. Quero na oportunidade destacar minhas congratulações às ministras do governo regente, Luiza Bairros e Iriny Lopes, que estavam comigo, que mim abraçaram e me deram mais força e coragem para que eu possa lutar e articular ainda mais movimentos sociais visando a difusão e promoção dos direitos humanos aqui no Baixo Sul e em todo o estado baiano”