BIOGRAFIA DE MÃE BÁRBARA

 

Mãe Bárbara, nasceu em 03 de setembro de 1973, em Serra Grande, Zona Rural da Cidade de Valença. É mãe biológica de um único filho, Heráclito dos Santos Barbosa, membro do Terriro Caxuté e os seus pais são Alzira Félix dos Santos e Elpídio Luiz dos Santos, pequenos agricultores em Serra Grande. Filha de Santo de Mãe Almira Conceição dos Santos ( Mãe Mira), sua mãe espiritual por muitos anos, mas que por motivo de doença não pode dar continuidade ao seu trabalho. Mãe Babara passou a freqüentar o terreiro do Pai João. Não se adaptando na casa, foi ao encontro de sua mãe pequena, Elvira Sena, tornando-se sua filha de santo, conforme está registrado na Federação do Culto Afro Brasileiro (FENACAB).

Mãe Barbara é Mameta Ria Inkice, Presidenta da Associação Cultural e Religiosa (ACULTEMA) do seu Terreiro e dirige o espaço de educação não-formal, Escola Caxuté, onde ocorrem aulas de capoeira, samba de roda, arte em cipó de dendê entre outras atividades culturais que afirmam e valorizam a identidade da população desta comunidade.

Como líder religiosa participa de palestras, seminários, fóruns, congressos entre outras atividades dos Movimentos Sociais, sobretudo do Movimento Negro, além de eventos festivos tais como lavagens de igrejas, missa afro, aniversário da cidade, inaugurações de instituições públicas e privadas.

É Vice Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CONDIM).

Em seu terreiro ocorrem encontros com lideranças políticas, intelectual e comunitária, não só do município de Valença mas de outros municípios do estado da Bahia.

Em setembro de 2010 recebeu uma delegação africana do Governo de Moçambique, onde foi selado o compromisso de intercambio Cultural . Ainda em setembro recebeu o Deputado Federal Luiz Alberto, único representante negro baiano no Congresso Nacional.

Mãe Barbara tem contribuído fortemente para a afirmação, preservação e valorização das religiões de matrizes africanas, contando com o apoio de todas as pessoas, sem discriminação política, religiosa ou de classe social, participando ativamente da luta em defesa dos interesses do povo de santo.